sexta-feira, 28 de junho de 2013

Provações

 Tiago 1:12

"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam."  

Esse versículo quer nos dizer que todos nós somos provados, mas para recebermos a coroa da vida precisamos passar prova glorificando. Na Bíblia pegamos, por exemplo, Abraão, um homem temente a Deus, mas Deus o provava. A maior prova que ele teve que passar foi oferecer seu filho Isaque como holocausto, mas quando Abraão levantou o seu punhal para sacrificar seu filho, foi enviado um Anjo do Senhor e lhe disse: “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho". Deus quer dizer com isto que primeiro vem as lutas e as provas, em seguida vem bênçãos sem medidas. Quando em provação, devemos passar sem murmurar, mas sim glorificando e exaltando ao nome de Jesus, pois só ele é digno e merecedor de todo o louvor e adoração.
·         Bem-aventurado o homem que suporta a tentação: Tiago está dizendo daqueles que não desistem quando são confrontados com uma situação provadora, mas que continua perseverando fielmente.
·         Porque, quando for provado, receberá a coroa da vida: O cristão motivado pelo Espírito, perseverando em provação, certamente receberá a coroa da vida. As provações fazem parte da caminhada cristã. As provações quando vencidas geram amadurecimento e crescimento espiritual.
·         A qual o Senhor tem prometido aos que o amam: A coroa é a promessa de Deus aos cristãos nascidos de Seu espírito, que amam o Senhor acima de qualquer circunstancias. Este amor é provado pela obediência às ordens de Deus (“Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados”. - 1 João 5:3). As provações cooperam para aperfeiçoar os cristãos, se perseverarem nelas firmes, sem murmurações, e com Sua ajuda, de maneira triunfante, ate a morte. (“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. - Romanos 8:28)

Qual tem sido a nossa atitude diante das provações? Uma atitude de murmuração, de queixa ou de maior busca ao Senhor?