sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Provação II

Tiago 1:2-3 

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança."
O Senhor nos diz mais, que precisamos suportar as provações e aflições deste mundo com alegria e força no Senhor. A provação é a prática pela qual nossa fé é provada pelas tribulações em nossa vida. As tribulações são momentos críticos, de dificuldade que não podemos vencê-los somente com o nosso “eu”, mas precisamos estar firme com Deus para que possamos ter a vitória.
1.    A provação é a disciplina/correção para aprimoramento da fé: (“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” - 1 Pe 4:12-13).
2.    É para fortalecer a fé: (“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” -  Tg. 1:2-4)
3.    A provação vem, quase sempre, através do sofrimento: (“Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus”. - 1 Pe 2:20)



Tentação

“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta”.
Tiago 1:13
A tentação por si só não é caracterizada como pecado. O pecado acontece quando não resistimos a ela. A tentação vem da nossa própria carne, os desejos que nos atraem e seduzem gerando o pecado e a morte, como diz em Tiago 1:14-16 “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos”.
 A palavra do Senhor nos diz a receita para escaparmos e fugirmos da tentação, está escrito: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41.
1.    A tentação o impulso inicial que a pessoa sente para cometer pecados: (Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.” - Rm 7.18-19).
2.    Visa tirar-nos da dependência de Deus: (“Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” -  Mt 4:8-9).
O que acontece se não resistirmos à tentação?!
Os pensamentos maldosos (maliciosos) começam a aparecer, e se não repreendermos a imaginação então começa aumentar a vontade, o desejo da carne. E logo caímos em tentação tomamos a decisão de praticar o pecado, conseqüentemente estaremos nos separando de Deus e o final disso é a morte espiritual.
Se você caiu em tentação, se arrependa sinceramente, confesse e abandone o pecado. Deus é misericordioso para nos perdoa (Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.)
Como conseguir vitória sobre a tentação?

  •  Fugir dela (“Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.-  1 Co 6.18
  •  Resistir á sua sedução (“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.” - Tg 4.7)
  •  Vigiar e orar (“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." - Mt 26:41)
  •  Andar no Espírito (“Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.” - Gl 5:16)
  •  Ocupar a mente com a Palavra de Deus (“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” - Fp 4:8-9)
  • Buscar a santidade do Senhor (“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” - 1 Ts 5:23)