sexta-feira, 11 de abril de 2014

Quando negamos a Cristo?

João 13:36-38 / Mateus 26:69-75 

Pedro diz que morreria por Jesus, mas não foi isso que aconteceu, ele o negou três vezes como Jesus havia anunciado antecipadamente que antes que o galo cantasse Pedro O negaria. E quem foi Pedro?
Pedro era discípulo e andava com Jesus. Ele era um dos três mais próximos ao lado de João e Tiago, ele estava perto quando Jesus transformou água em vinho, quando curou pessoas, multiplicou pães e peixes, ouviu de perto os ensinamentos de Jesus, viu-O andar sobre as águas. E porque Pedro O negou?
1.       Pedro O negou por medo: Medo do que podia acontecer com ele, medo da humilhação, do constrangimento, das chicotadas e medo da morte.
2.       Pedro O negou porque perdeu o foco: Ele parou de ver quem era Jesus, ele deixou de experimentar a possibilidade de andar sobre as águas porque desviou o olhar da direção onde Jesus estava e logo sentiu o vento forte e temeu (Mateus 14:28-30). 
Pedro teve sérias razões humanas para negar a Cristo. Mas e nós? Quando negamos a Cristo? Porque hoje negamos a Jesus por muito menos do que Pedro negou
1.       Negamos por vergonha: A vergonha que faz com que não hajamos como cristãos. É a vergonha do que vão falar, do que vão pensar; vergonha das piadinhas que vão surgir quando falarmos do nome de Jesus. Tem pessoas que tem vergonha de assumir a nova natureza em Cristo, e quem tem vergonha mostra que ainda não assumiu o caráter de Deus para sua vida. Em Lucas 9:26 diz Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.
2.       Medo de ser excluído: “Ah! Se eu disser que sou crente, não vão querer ser meu amigo”. “Ah! Se eu parar com esse meu comportamento vão me achar quadrado”. Esta  cada vez mais comum de ver “cristão” com o mesmo comportamento do mundo, eles falam e agem como se Jesus não estivesse em suas vidas, mas isso é medo de não ser aprovado, de ser excluído. Nós devemos priorizar a Cristo antes de querermos ser aceitos em qualquer grupo. Em Salmos 1:1-2 diz “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.
3.       Negamos a Jesus para evitar que Ele participe de algumas decisões em nossas vidas: Há momentos que parece que “não deixamos Jesus participar em nossas decisões”: Por exemplo
Não quero dedicar minha vida profissional a Deus porque há coisas que falo e faço que Ele vai gostar, murmuro muito, não dou testemunho de crente, não falo em Jesus, não gosto do meu chefe. E essas coisas impede da gente ver Deus agir em nosso serviço, nós não permitimos que Ele venha nos abençoar e abrir novas portas.
Não quero dedicar minha vida sentimental porque Deus não se alegraria que eu namorasse uma pessoa que não fosse cristã ou cristão, e como eu gosto dele eu não vou orar para pedir confirmação, eu vou e namoro com Deus aprovando ou não, porque eu amo é ele. E mais uma vez erramos por não permitimos que Ele venha nos abençoar na área sentimental, ficamos com aquele medo que ninguém nos queira. E não vemos que Ele quer pra gente.
Tudo o que fazemos ou vamos fazer deve ser entregue nas mãos de Deus, para que Ele aprove se estiver em seu agrado, em provérbios 16:1 diz “Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor”. Podemos fazer todos os planos possíveis, mas se Deus não aprovar isso não vai acontecer, porque não é da maneira que queremos, mas sim da maneira que Ele para nossa vida.
4.       Negamos com o tempo que damos a Ele em nossa vida: “Hoje, eu vou dormir mais cedo, amanhã eu oro”, estou tão cansada que vou dormir mais cedo hoje, mas o Senhor entende. Amanhã eu oro, então o amanhã chega a mesma frase se repete, e nós não oramos.
“Vai passar um programa legal na tv, então hoje não vou ler a Bíblia”, o filme que há tempo estava esperando para assistir vai passar; hoje aquele cantor vai a tal programa quero assisti-lo, ultimo capitulo da novela não vou perder por nada. Mas, perdemos o tempo de ler a Bíblia, de conhecer mais a palavra, de meditar, de se aproximar mais de Deus, isso nós abrimos a mão com facilidade para fazer as nossas vontades;
 “Tem uma comida gostosa em casa, depois eu vejo quando jejuo”, vou programar um jejum mais para o final do mês, que não vai ter muita coisa gostosa em casa. Jovens, o jejum não é regime para você programar quando não tiver nada de bom na sua casa. O jejum é para te fortalecer, requer oração, e entrega, o crente faz o jejum para vencer as tentações da carne. Como Jesus que jejuou 40 dias e 40 noites e foi levado ao deserto pelo espírito para ser tentado pelo diabo, mesmo com fome Jesus venceu a tentação porque estava forte, estava cheio do Espírito Santo. É isso que devemos procurar quando jejuamos, estar cheios do Espírito Santo, para resistirmos o dia mal.
Nós Deixamos de procurar, de ter mais intimidade com Jesus para fazermos as coisas da carne, deixamos de orar para dormir mais cedo, para assistir um programa, para sair com amigos. E sempre deixamos para amanhã o que podemos fazer hoje, em Isaías 55:6 diz “buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto”. Vamos querer buscá-lo quando? Quando Ele se afastar de nós, porque negando-O o tempo todo vamos fazer com que Ele se afaste.
Quando neguei a Jesus? Você já parou para se fazer essa pergunta? 
Imagina Jesus dizendo: “Meu filho não faça isso! Não me negue! Entrega sua vida completa a mim, tenho obra para sua vida, não me negue! Por que tem tanto medo? Sou contigo, lembra? Não deixarei que toquem em você, confie em mim” E mesmo assim negamos por medo, por vergonha, negamos Ele nas coisas mais simples do nosso dia a dia.
E o que podemos fazer para não negarmos?
Devemos fazer ao contrario de Pedro, jamais devemos perder o foco, porque se o nosso foco estiver em qualquer outra coisa, iremos enfraquecer; desanimar e muitas vezes desistirmos da caminhada com Cristo. Se em algum momento em nossas vidas já O negamos ainda é tempo de se arrepender e buscar a restauração, porque Jesus te ama!