terça-feira, 30 de julho de 2013

Esperar...

Miquéias 7.7

"Eu, porém, olharei para o Senhor e esperarei no Deus da minha salvação..."


Os dias do profeta Miquéias eram marcados pela imoralidade, corrupção e maldade (“Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede” - Miquéias 7:2). E como ele reagiu diante disso? Qual foi sua atitude em meio dessa situação?
Manteve o foco em Deus: “Eu, porém, olharei para o Senhor...” - Miquéias 7:7A
Em uma nação que estava voltada para si mesma, nem pensando em buscar a Deus, Miquéias faz diferente e tem um foco, e decide manter-se focado em Deus!
Manteve viva a esperança em Deus: Miquéias esperava pela ação de Deus para livrá-lo da crise. A esperança dele em Deus era viva, e confiante que Deus iria agir em seu favor.
Teve verdadeira comunhão com Deus: Ele teve a certeza em seu coração que Deus o ouvirá. Esta é a linguagem da fé e da comunhão com Deus.
O profeta Miquéias nos mostra como reagir quando estivermos passando por algum problema em nossa vida. A vida do cristão é regada por provações e aprovações e quando estamos passando por uma determinada situação precisamos nos manter atento e...:
Manter o foco em Deus: Às vezes só mantemos o foco em Deus quando tudo está bem, tudo está tranqüilo. Porém, quando a dificuldade aparece tiramos o foco do Senhor e olhamos pra todos os lados procurando por uma saída. Na dificuldade, é fundamental manter o foco em Deus, manter os olhos no Senhor, pois assim seremos direcionados por Ele e agiremos corretamente.
Manter viva a esperança em Deus: A nossa esperança em meio a um problema precisa estar firmada em Deus. Há um ditado que diz “a esperança é a última que morre”. Mas, na vida cristã não é assim, a nossa esperança, é a esperança que não morre nem mesmo nas tribulações. Nossa esperança não se baseia numa possibilidade, mas em uma certeza. A certeza que estamos com Deus e Ele nos ouvirá.
Ter verdadeira comunhão com Deus: A dificuldade muitas vezes serve para nos mostrar que somos dependentes de Deus, que nada somos sem Ele, mas se estivermos firmes, e mantermos comunhão com Ele, podemos crer que nossas orações serão ouvidas.
Que possamos entender que tempo de dificuldades, problemas, tribulações também devem ser tempo de esperança, de aprendizado, de fé, de comunhão. As dificuldades não podem passar por nossa vida sem que aprender com ela.