sexta-feira, 21 de junho de 2013

6 coisas que Deus aborrece

Provérbios 6:16-19

"Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos."

Deus aborrece e abomina algumas coisas, as influências malignas do mundo e devemos muita prestar atenção para evitar tais coisas em nossas vidas.
Olhos altivos atitudes daqueles que agem com arrogância e são orgulhos, se acham melhores que os outros, julgam o seu próximo, gosta de se exaltar em suas conquistas desprezando a presença de Deus. Deus condena a arrogância dos homens “Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos. O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço. Provérbios 8:12-13” A língua mentirosa, atitudes daqueles que não tem compromisso com a verdade. Deus odeia a mentira, o mentiroso será castigado (“Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados". Mateus 12:36-37), por onde passam causa estragos. Mãos que derramam sangue inocente: atitudes daqueles que agem com crueldade, com injustiça. O servo de Deus deve procurar ficar longe dos violentos (“Não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles, porque o seu coração medita a rapina, e os seus lábios falam a malícia” – Provérbios 24:1-2). Coração que trama projetos iníquos: aqueles que agem contra a vontade de Deus Os ímpios tramam contra os justos (O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes. Salmos 37:12). Pés que se apressam a correr para o mal: atitudes daqueles que se alegram com o pecado. O pecado é como um imã que te atraí, mas quando a pessoa cede à tentação ela é rejeitada por Deus. (“Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue" - Provérbios 1:15-16). Deus nos criou para servirmos a Ele. Testemunha falsa que profere mentiras: atitudes daqueles que vivem na mentira, pronuncia a mentira, vive na mentira. Deus é verdade, e a mentira não vem dEle (“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” - João 8:44). Temos que aprender a falar a verdade sempre em todas as circunstâncias. O que semeia contendas entre irmãos: Existem infelizmente pessoas no mundo que se ocupam falando mal dos outros e semeando contendas. Deus abomina tal comportamento (“O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos”. Provérbios 16:28). Os verdadeiros filhos de Deus, foram chamados para promover a comunhão e não divisão.

“Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor” (II Timóteo 2:22)



Nenhum comentário:

Postar um comentário